INICIAL PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS VITRINE VIRTUAL SOBRE

SOBRE

19ª Feira Pan-Amazônica do Livro homenageia Ariano Suassuna

País reverenciado é o Japão

A partir do dia 29 de maio, o Hangar – Centro de Convenções e Feira das Amazônia, volta a receber a Feira Pan-Amazônica do Livro, que neste ano de 2015 chega à 19ª edição. A Feira vai homenagear o Japão, comemorando os 120 anos do Tratado da Amizade, processo migratório daquele país ao Brasil, especialmente nos estados do Pará, Paraná e São Paulo. Serão 96 mil títulos literários distribuídos para a venda, além de programação intensa com oficinas, seminários, encontros de escritores, shows e tantos outros. A Feira Pan-Amazônica segue até o dia 7 de junho.

O grande homenageado desta vez é o pernambucano Ariano Suassuna, escritor, dramaturgo, poeta, romancista e ensaísta que escreveu obras clássicas da literatura como “O Auto da Compadecida”, “O Romance d’A Pedra do Reino” e o “Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”. Ariano compareceu seis vezes à Feira Pan-Amazônica do Livro e faleceu em 2014, deixando um grande legado para a literatura brasileira.

Programação

A programação deste ano segue a dinâmica das edições anteriores: Encontros Literários – nacional e regional, Papo-Cabeça, oficinas, seminários, espaço infantil e shows.

Os visitantes terão no estande central da Feira uma mostra da cultura japonesa, onde o público poderá conhecer a cerimônia do chá, demonstrações de ikebana, caligrafia, origami e demais atividades vinculadas à cultura do país homenageado.

Entre os shows confirmados está o “Tributo a Ariano Suassuna” com o Antônio Nóbrega e o grupo Yui, formado por três cantoras japonesas instrumentistas. A abertura é com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

Encontros Literários

Uma das programações de destaque da Feira, o Encontro Literário vai promover o diálogo entre o público, os escritores paraenses e autores nacionais. Entre os convidados da 19ª edição estão Paulo Nunes e João Carlos Pereira falando sobre crônicas e mini-textos, Juraci Siqueira e Claudio Cardoso na mesa sobre trovas e cordéis, Luciana Brandão e Giselle Ribeiro, com poesia feminina; Nilson Oliveira e Vasco Cavalcante, sobre edições, papel e tela; e Paulo Silber e Marcelo Damaso, sobre Jornalismo e Literatura.

O Encontro Literário Nacional deste ano terá como destaque os escritores: Daniel Munduruku, José Castello, Rodrigo Lacerda, Stella Maris Rezende, Cristiano Mascaro, Ignácio de Loyola Brandão e Oscar Fussato Nakasato.

Números

A 19ª edição da Feira Pan Amazônica do Livro tem previsão de público de 400 mil visitantes, como uma movimentação financeira estimada em R$ 16.110.000,00 em negócios realizados no período da feira, com a participação de 144 empresas.

Serviço: XIX Feira Pan-Amazônica,

de 29 de maio a 07 de junho.

No Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.


Site desenvolvido pela diretoria de comunicação institucional - DCI

Secretaria de Estado de Comunicação - SECOM