INICIAL PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS VITRINE VIRTUAL SOBRE

SOBRE

Cultura árabe é a grande homenageada na Feira do Livro

Durante dez dias, de 30 de maio a 08 de junho, a cidade de Belém do Pará vai fazer uma viagem pela cultura árabe. O maior evento literário da região Norte terá como país homenageado o Qatar. A XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro será no Hangar – Centro de Convenções e terá como tema “Qatar – Uma janela para o mundo árabe”. O evento é promovido pelo Governo do Pará e da Secretaria Especial de Promoção Social (Sepros), por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Na abertura, está programado um seminário em homenagem à cultura árabe com a presença da coordenadora do projeto Qatar Brasil 2014, Rafah Mouafak Barakat. Além disso, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

O escritor homenageado dessa edição é o amazonense e descendente de libaneses, Milton Hatoum, autor dos romances “Dois Irmãos” e “Relato de um certo oriente”. O escritor estará no encontro literário, que também terá presença de escritores como Antônio Cícero, Marina Colassanti, Roger Chartier e Roberto da Matta.

A música árabe poderá ser ouvida durante o show “Entre Mouros e Muros”, da cantora paraense Simone Almeida. A Companhia de Dança Fênix apresenta o espetáculo Primavera Árabe e Cleber Cajun irá interpretar os famosos contos de Sherazade, durante a Contação de Histórias. Com a adaptação do clássico da literatura universal “Aladim e a lâmpada maravilhosa”, o Coletivo Dirigível realiza o espetáculo “Sucata & Diamante”, que narra as desventuras de um Aladim marginalizado, crescendo em meio à realidade da periferia de uma certa capital paraense.

O 6º Salão de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço, que fica em exposição no Hangar, paralelo ao período da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, também dedica uma homenagem ao Oriente Médio. A mostra de caricaturas, charges e cartuns terá nessa edição a categoria “Mundo Árabe”, dedicada a trabalhos humorísticos sobre a cultura e costumes árabes.

Poemas árabes serão recitados no Sarau Literário e o escritor paulista, descendente de libaneses, Mamede Mustafa Jarouche lança o “Livro das Mil e Uma Noites”, com tradução integral feita a partir de manuscritos arábicos.

Serviço: XVIII Feira Pan-Amazônica,

de 30 de maio a 08 de junho.

No Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.


Site desenvolvido pela diretoria de comunicação institucional - DCI

Secretaria de Estado de Comunicação - SECOM